sábado, 30 de julho de 2011

Bibliocicleta




Olha só que ideia boa (e barata). Podem até dizer que essa estória de Biblioteca Comunitária não é mais novidade, mas itinerante, essa até que é nova. E até  poderia ser batizada "Biblioteca Mambembe".

O vídeo surgiu de uma trabalho de conclusão do curso de Design da Escola de Belas Artes da UFBA. A criação surge a partir de uma demanda do Água Comprida – Fórum Permanente de Cultura de Simôes Filho, intituição sem fins lucrativos que trabalha em prol da produção artística e cultural da cidade. O Fórum precisava dar um destino nobre para livros que foram arrecadados a partir de doações de amigos e pessoas interessadas na democratização da leitura por via de uma biblioteca comunitária. O projeto da biblioteca comunitária precisou ser adiado, e por isso surgiu a necessidade de criar uma biblioteca itinerante para dar destino aos livros que foram doados com tanta boa vontade, e para que eles começassem a circular nas mãos daqueles que são privados do benefício da leitura.

O projeto foi todo baseado na utilização de recursos humanos e materiais disponíveis. 90% da materia prima utilizada veio das ruas, e a mão de obra foi toda voluntária. Também foi considerada, a leveza, resistência, e a possibilidade de replicação, para que possa ser produzido em qualquer comunidade que se interesse e por qualquer pessoa.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário